Virtualização é a tecnologia que permite criar computadores virtuais através de um servidor físico. É possível criar e gerenciar computadores virtuais onde cada máquina virtual (VM) é um sistema isolado. Na prática vemos a utilização de diversos sistemas operacionais compartilhando o mesmo hardware (processadores, memória, storage, etc).

Normalmente o termo virtualização é mais conhecido quando tratamos de servidores mas é possível virtualizar servidores, storages, rede, aplicações e desktops.

virtualizacao

 

Virtualização de Servidores


Permite a execução de diversas instâncias de sistemas operacionais no mesmo hardware. Cada instância é denominada de máquina virtual. Existe uma abstração do hardware o que permite a fácil migração de máquinas virtuais (VMs) entre diversos servidores físicos como também em conjunto de servidores físicos. Os principais hipervisores para virtualização de servidores são: Vmware ESX,

Virtualização de Storage

É a tecnologia que permite o agrupamento de equipamentos (storages) para gerenciamento e acesso simplificado a partir de um console central. A virtualização de storage é o agrupamento de armazenamento físico de vários dispositivos de armazenamento de rede no que parece ser um único dispositivo de armazenamento gerenciado a partir de uma única console.

O benefício da virtualização é que o hardware comum ou o armazenamento mais barato podem ser usados para fornecer funcionalidade de classe empresarial. A virtualização de armazenamento também ajuda na administração ao permitir a realização de tarefas de backup, arquivamento e recuperação com maior facilidade e em menos tempo. Algumas soluções de virtualização de storage são o VMware VSAN, NetApp V-Series, HP's Lefthand, Dell Equallogic, Dell Compellent entre outros.

Virtualização de rede

A virtualização de rede consiste na abstração dos recursos de rede que são normalmente entregue em hardware para o software. Com a virtualização de rede é possível combinar múltiplas interfaces de rede para uma interface virtual, definir a rede via software ou dividir um ou vários adaptadores de rede em adaptadores virtuais independentes. O software de virtualização de rede permite que máquinas virtuais sejam movidas através de diferente domínios sem necessidade de reconfiguração de rede. O software cria uma sobreposição que permite a execução de camadas de rede virtual separadas sobre a mesma fabric da rede física.

Virtualização de aplicação

A virtualização de aplicação resumidamente é a entrega de uma determinada aplicação sem a necessidade da instalação no dispositivo que vai utilizar, evitando assim o esforço administrativo na instalação, atualização e manutenção das aplicações de máquina em máquina.

Virtualização de desktops

A virtualização de Desktops permite que cada usuário tenha acesso ao seu desktop de qualquer lugar. Normalmente esses ambientes são acessados a partir de soluções de ThinClient e são executadas em cluster de servidores robustos desenhados para permitir um bom desempenho, permitindo que o usuário acesse de qualquer lugar e a partir de vários dispositivos o mesmo desktop com suas configurações.

------------

A Rnetwork conta com uma equipe especializada e comprometida no negócio dos cliente, prontos para orientar em todo processo, desde a implantação até o suporte.