A importância do Backup para sua empresa

Já pensou acordar um dia e perceber que perdeu todos os arquivos mais importantes da sua empresa e que você não tem como recuperá-los? Isso é algo que pode ocorrer principalmente por conta dos diversos ciberataques a corporações que visam o roubo de dados e informações pessoais.

 

Para evitar essa situação desconfortável, é importante sempre realizar o backup regularmente de arquivos sensíveis em um hardware ou, então, nos diversos serviços de nuvem que existem para armazenamento de documentos de forma online.

 

Para te ajudar a estar mais protegido no ambiente virtual e preparado para possíveis ataques ou simplesmente erros de sistemas, preparamos um conteúdo rico com as principais informações que você deve saber sobre backups e como os serviços de nuvem podem ser ótimos aliados em situações como essas.

 

Vamos conferir?

 

Importância de ter um bom sistema de backup na sua empresa

 

Uma pesquisa recente mostrou que, a cada 40 segundos, 1 pessoa é vítima de ataques cibernéticos como ransomware, que consiste em um ciberataque que “sequestra” os dados armazenados e solicita a devolução por meio de pagamento, bastante popularizado durante a pandemia de coronavírus.

 

Por isso, iniciou-se uma crescente busca por formas de guardar informações e dados importantes para reduzir os prejuízos causados por possíveis hackers e até mesmo erros de sistemas de informática. A principal solução atualmente é a realização de backups de segurança, onde você consegue armazenar seus arquivos de forma prática e sem grandes riscos de ataque.

 

Nele você consegue guardar informações como dados financeiros da sua empresa, registros de funcionários, notas fiscais eletrônicas e também informações sobre vendas e compras.

 

Com isso, tendo um bom serviço de armazenamento de segurança economiza não somente tempo que seria direcionado na recuperação do material roubado, mas também gera uma maior proteção de informação dentro da sua corporação, já que elas estão salvas em um ambiente seguro e sem grandes chances de invasão por hackers. 

 

O que é o backup e como ele funciona?

 

Conhecido como cópia de segurança em português, o backup é exatamente o que se propõe a tradução: uma forma de ter sempre uma cópia de um arquivo ou documento considerados importantes disponíveis fora do seu sistema principal, podendo estar salvo em um dispositivo externo como pen-drives ou hds e até mesmo em serviços de nuvem, os famosos clouds.

 

Sua principal funcionalidade é servir como o “plano b” em casos de roubo de dados ou sistemas corrompidos, facilitando a recuperação dos arquivos. É importante também sempre manter mais de um local de backup entre mídias físicas e digitais, já que falhas sempre podem acabar ocorrendo. Por isso, hoje em dia existem diversos tipos de armazenamento de cópias de segurança, que, quando feitas regularmente, diminuem bastante a chance da perda total de documentos importantes e sensíveis.

 

Riscos de não realizar armazenamento dos dados da sua empresa

 

Além de estar mais facilmente suscetível aos ciberataques, não ter nenhuma ferramenta de backup também gera um grande prejuízo financeiro em casos de queima das máquinas por conta de transtornos externos ou até mesmo questões climáticas.

 

Os principais roubos de informações são realizados de forma virtual pelo envio de links ou arquivos maliciosos para e-mail, facilitando mais ainda o acesso dos hackers. Por isso, é também sempre importante manter seu armazenamento de backup em local diferente, ou seja, podendo então recuperar em qualquer momento que precisar.

 

Principais ferramentas de backup

 

Por ser indispensável para a segurança de uma empresa, hoje em dia existem diversas formas de realizar a cópia dos seus arquivos para estar preparado para qualquer imprevisto que possa acontecer. Para te ajudar a entender melhor como realizar um backup de segurança, separamos os principais tipos que existem e a sua importância no meio virtual corporativo. Confira abaixo:

 

Armazenamento em mídia física

 

A escolha mais antiga de backup é em mídia física, ou seja, feita em discos rígidos (HDs externos), pen-drives e até mesmo CDs! Essa forma demanda um cuidado maior pelo cuidado que deve-se ter ao escolher o lugar que irá guardar, de forma a evitar que pessoas que não podem acessar os arquivos o encontrem. 

 

O seu custo costuma ser um pouco elevado para mídias com uma grande capacidade de armazenamento e, além disso, por não ser feito de forma automática, há a necessidade de constantemente estar adicionando novos dados para não correr o risco de perder algo importante.

 

Armazenamento em serviços de nuvem

 

Conhecidos também como clouds, os serviços de nuvem são a forma mais atualizada e segura de manter seus dados salvos e bem protegidos. Com esse tipo de backup você consegue estar constantemente adicionando novos arquivos e com uma quantidade ilimitada de espaço, além de não precisar se preocupar já que o acesso se dá por usuário e senha.

 

Muitos serviços de nuvem se conectam automaticamente com servidores de informática, trazendo os seus arquivos com uma periodicidade programada para não acabar havendo a perda de informações.  Além disso, você também consegue fazer o acesso de forma rápida remotamente em qualquer máquina com internet..

 

Essa é a forma utilizada pelas principais empresas nos dias de hoje, devido ao seu custo benefício e baixa chance de ataques cibernéticos e possam acarretar no roubo ou perda de dados. As principais plataformas de armazenamento em nuvem hoje em dia são o Google Drive, Dropbox e Icloud.

 

Benefícios de realizar um backup em serviços de nuvem

 

Além da praticidade, agilidade e redução do risco de ciberataques, o armazenamento de nuvem é uma ótima opção para aqueles que buscam segurança e economia de espaço para poder guardar o máximo possível de arquivos. Selecionamos os principais benefícios dessa ferramenta e que você confere abaixo:

 

Segurança: um bom backup em cloud diminui as chances de pessoas não autorizadas terem acesso às informações confidenciais da sua organização, já que ficam armazenadas em um ambiente com senha e servidores bastante modernos e com tecnologia de criptografia. Além disso, por ser feito de forma digital, não corre o risco de sofrer danos externos e você acabar perdendo seu armazenamento.

 

Multiplataforma: hoje em dia existem serviços de armazenamento em nuvem disponíveis para todos os tipos de sistemas operacionais e com ótima qualidade, seja para Linux, Windows ou MAC.

 

Facilidade de acesso: como você não precisará ter uma mídia física para conseguir acessar as suas informações, o acesso é bastante facilitado e flexibilizado por ser feito remotamente e de qualquer local, já que o armazenamento é online dentro dos servidores da empresa contratada.

 

Agilidade: ao contrário de HDs externos, o serviço de cloud consegue realizar de forma automatizada o backup das suas novas mídias conforme forem havendo atualizações, o que gera muito mais praticidade e tranquilidade por não ter que se preocupar em estar sempre salvado para não acabar perdendo nada.

 

Sem contar também com a economia, já que serviços de nuvem costumam ser bem mais financeiramente em conta e não ocupam espaço já que são feitos digitalmente. Além disso, por ser um serviço contratado de forma terceirizada, garante muito mais segurança no caso de qualquer erro por ter um suporte especializado para resolver problemas que possam acabar aparecendo.

 

Como contratar um serviço de backup em nuvem

 

Por incrível que pareça, adicionar uma tecnologia cloud na sua empresa é bem mais fácil do que parece. Dessa forma você consegue definir qual será a periodicidade da atualização dos seus arquivos dentro do armazenamento e também ter um melhor controle de operações.

 

É importante sempre verificar a política de SLA da provável empresa contratada e avaliar a proposta com os recursos presentes, verificando se todos estão de acordo com as suas necessidades de capacidade e de segurança. Abaixo você confere os principais tipos de backups existentes no mercado atualmente:

 

Backup completo: é o armazenamento de todos os dados da sua empresa, sem seleção de relevância e que são guardados com uma periodicidade definida. Normalmente são escolhidos por empresas que não se preocupam com espaço e possuem a necessidade de ter os arquivos na sua forma inicial.

 

Backup incremental: é mais rápido de ser executado, já que é a cópia somente dos arquivos alterados. Ocupa menos espaço.

 

Backup diferencial: recomendado para empresas que necessitam das cópias iniciais e dos arquivos alterados, já que são armazenados todos os dados modificados desde o último backup feito de forma completa.  Costuma ser atualizado diariamente dentro do servidor.

 

Backup completo sintético: sua recuperação costuma ser mais rápida, já que são repassadas somente as informações alteradas. O backup está sempre atualizado e é uma ótima escolha para aqueles que precisam salvar uma grande quantidade de dados, já que é feito o backup completo em uma sequência incremental.

 

Ao terceirizar o serviço você também tem a certeza e tranquilidade de que são realizados frequentemente testes para garantir que, caso ocorra alguma adversidade, ainda terá acesso às suas informações com qualidade e agilidade.

 

Ficou interessado em mais informações como essas? Não esqueça de estar sempre atento aos nossos canais oficiais e de nos seguir nas redes sociais!

Se inscreva na nossa Newsletter

para receber os melhores conteúdos sobre Cibersegurança

Outras postagens

Cibersegurança

A importância do Backup para sua empresa

Já pensou acordar um dia e perceber que perdeu todos os arquivos mais importantes da sua empresa e que você não tem como recuperá-los? Isso