A importância do Firewall na proteção de dados da sua empresa.

Uma das formas mais conhecidas de proteção digital é o firewall, tendo a sua importância reconhecida tanto como forma de solução de segurança para uso pessoal e até mesmo para empresas! Mesmo sendo uma das ferramentas mais antigas dentro do ramo, ela segue evoluindo e deixando clara a sua importância como uma ótima chave de apoio para a gestão de TI de ambientes corporativos.

 

Durante a pandemia de coronavírus diversas empresas precisaram se adaptar e atualizar rapidamente, colocando seus serviços na internet e criando sistemas para gerenciar a forma de trabalho remota que foi amplamente usada. Mas não houveram somente crescimentos positivos, os números de ciberataques também cresceram exponencialmente e mostraram a importância de se ter boas ferramentas de segurança para proteger ao máximo a sua empresa!

 

Nesse artigo iremos trazer mais sobre firewall e como ele pode te ajudar no controle de ameaças digitais! É só seguir lendo para conhecer mais sobre!

 

O que é um firewall e como ele funciona?

 

De forma básica, o firewall é uma ferramenta de segurança responsável por impedir a entrada de invasores dentro da sua máquina e impedir ataques virtuais de hackers. Ele funciona monitorando todo o tráfego digital que ocorre dentro da sua empresa, conseguindo, assim, bloquear o mais rápido possível ameaças e conexões perigosas encontradas virtualmente.

 

Por ser uma das ferramentas de segurança mais antigas, ele também foi se adaptando e atualizado às novas necessidades do setor de TI para poder estar sempre à frente de ciberataques e garantir uma melhor proteção para o seu sistema de informática. Já que ele compara informações com as definições de segurança feitas pela empresa, é sempre recomendado que a sua instalação seja com bastante atenção para poder configurar e atender todas as permissões e preferências corporativas.

 

Tipos de firewall disponíveis

 

Pela necessidade de estarem sempre se atualizando para poder proteger de forma mais eficaz os sistemas de informática, existem também diversos tipos de firewall para aqueles empresários que buscam essa ferramenta como opção para melhorar a sua segurança interna! Abaixo listamos os principais, confira:

 

 

Firewall UTM: ou Unified Threat Management, é um sistema bastante completo que serve como uma forma de gerenciar de forma única as ameaças que podem acabar sendo encontradas dentro da sua máquina! Confira agora alguns dos recursos presentes no Firewall UTM:

 

● VPN: funciona disfarçando o seu tráfego de rede, protegendo de acesso de ameaças e também tornando a conexão muito mais segura e privativa;
● Antivírus: o antivírus serve para, principalmente, remover e impedir a ação de softwares maliciosos dentro da sua máquina, reduzindo a chance de prejuízos como perdas de dados ou até mesmo do servidor;
● Antimalware: também servindo para identificar ameaças, os anti-malware analisam arquivos procurando perigos e, caso encontre algo potencialmente maliciosos, ele para a execução do programa;
● Firewall: é a linha de frente na defesa do seu sistema de internet, já que ele monitora todo o tráfego e decide quais bloquear ou permitir o acesso;
● Prevenção de intrusão: também conhecido como IPS, ele funciona analisando os pacotes de dados atrás de padrões de ameaças para prevenir e interromper possíveis ataques que estejam ocorrendo dentro da sua máquina;
● Filtro de URL: serve para impedir o acesso em URLS específicos que possam acabar gerando ataques virtuais ou, então, impedir a distração em sites pelo acesso da rede da empresa;
● Prevenção de perda de dados: ou data loss, ele impede que informações sigilosas saiam de dentro da rede da empresa sem autorização.

 

Ele é um modelo mais flexível, que consegue avaliar o estado da conexão de rede e identificar se há algum tipo de chance de seus usuários estarem sofrendo ataques de malwares durante o uso. Além disso, outro principal benefício do Firewall UTM é a sua facilidade de integração e gerenciamento centralizado, aumentando mais ainda as chances de se evitar um ataque de vários módulos dentro da sua empresa.

 

Ele consegue realizar uma grande redução de riscos e ataques dentro da empresa, diminuindo as chances de prejuízos por conta do roubo de dados e também gera um fluxo de internet constante, tornando o sistema de informática corporativo muito mais eficiente e prático.

 

Firewall baseado em proxy: ele funciona impedindo a comunicação direta entre a origem e o destino da comunicação, de forma a tornar possível o bloqueio de acesso de determinados links externos. Isso faz com que a empresa fique protegida por estar “mascarada” de quem solicitou a informação original, já que todo acesso da rede é filtrado antes de chegar ao seu último usuário.

 

Firewall com inspeção de estado: funciona bloqueando conexões de acordo com as necessidades do usuário ou protocolos de segurança pré estabelecidos. Também conseguem perceber se o comportamento digital pode acabar gerando algum tipo de ameaça para a sua empresa.

 

Firewall NGFW (de próxima geração): são os firewalls que possuem os principais recursos avançados dentro do setor de sistemas de informática, garantindo uma segurança muito mais atualizada com os ataques que costumam surgir dentro da internet. É o modelo mais completo encontrado atualmente no mercado, possuindo recursos como:

● Sistemas de prevenção de intrusão (IPS): também podem ser instalados na máquina de forma autônoma mas estão cada vez mais presentes em firewalls de próxima geração. Seu foco principal é realizar a detecção de ameaças presentes;
● Deep Packet Inspection (DPI): consegue realizar uma inspeção mais profunda dentro dos pacotes de dados e payload, tendo um controle muito maior de aplicações disponíveis. Ele também consegue controlar que informações sigilosas não saiam de dentro do sistema da própria empresa;
● Visão de usuários e filtro de URL: ele permite uma melhor visualização do que os usuários fazem dentro da rede, podendo criar regras e também filtrar o acesso de determinados URLs que podem ser agrupados em categorias para proibir o uso dentro do sistema de rede corporativo.

 

Quais as vantagens de contratar um firewall para proteger a minha empresa?

 

Hoje em dia as ferramentas disponíveis de firewall estão muito mais voltadas para o controle de ameaças digitais, isto é, conseguindo agir antes mesmo de ocorrer o ataque dentro da máquina e impedir malwares que possam causar prejuízos dentro da sua empresa. A Fortinet indicou que, durante o ano de 2020, o mercado digital brasileiro foi alvo de cerca de 3,4 bilhões de ataques virtuais somente entre janeiro e setembro!

 

Ou seja, com certeza o firewall não é uma ferramenta que pode ser deixada de lado para aqueles que buscam manter a integridade de dados sigilosos e evitar prejuízos financeiros!
Qual sistema de firewall escolher para me proteger

 

As principais vantagens da contratação de um serviço de firewall são, além de ter a certeza do controle de ataques à ameaças, a redução de custos dentro da sua empresa e o controle de acesso de informações com alta confiabilidade. Por isso, para aumentar mais ainda as vantagens específicas com as necessidades da sua empresa é sempre bom conversar com profissionais capacitados e procurar o histórico da organização responsável por fazer a instalação!

 

As principais opções no mercado são as já citadas anteriormente, o Firewall UTM e de próxima geração, que justamente contam com os melhores recursos de segurança digital. Essas duas ferramentas são bastante semelhantes com o que propõem inicialmente em níveis de proteção e segurança dentro da sua empresa, mesmo existindo algumas pequenas diferenças entre elas.

Principais diferenças entre Firewall UTM e de próxima geração (NGFW)

 

A ferramenta UTM é um serviço que possui funções de segurança contra ameaças iguais às encontradas no firewall de próxima geração, tendo o seu objetivo diferenciado na hora de proteção a depender do tamanho e tipo de estrutura encontrados na empresa que está querendo contratar o serviço.

 

Enquanto isso, o de próxima geração oferece as mesmas ferramentas mas de forma muito mais profunda. Costuma ser recomendado para empresas que necessitam de um nível de segurança mais elevado para conseguir se proteger de ameaças mais potentes dentro do mundo virtual, evitando não somente ataques mas também com políticas de controle muito mais eficientes para resolver as questões de segurança que aparecem no dia a dia.

 

Entre as principais vantagens da contratação de um firewall de próxima geração se destacam os mecanismos de gestão centralizados, inclusão de novas timelines para atualizações e, também, por ter mais camadas de segurança se comparado com o UTM, consegue inspecionar pacotes de dados em todo seu conteúdo e origem.

 

Como saber se o firewall é o certo para a minha empresa?

Depois de tantas informações sobre os tipos existentes de firewalls e suas funções, você deve estar se perguntando como decidir a ferramenta certa para contratar e aumentar o serviço de segurança de dados dentro da sua empresa! Por isso, fizemos uma lista com algumas das principais considerações que devem ser levadas em conta durante o momento de contratação! Confira a seguir: 

 

 

● Defina o tamanho da infraestrutura da sua empresa, incluindo todos os dispositivos, usuários e sistemas existentes;
● Verifique para o que será o uso do firewall e quais recursos poderão ser mais necessários, uma ótima dica nesse ponto é verificar como os usuários utilizam a rede: seja horários e qual tipo de conteúdo acessam;
● Procure feedbacks recentes e o histórico da empresa que você está pretendendo contratar, pedindo sempre indicações para não correr o risco de cair em golpes!

 

Assim, você estará pronto para instalar dentro do sistema de rede da sua empresa uma ótima ferramenta para controlar ameaças digitais de acordo com as suas necessidades e ainda, para melhorar, conseguir aumentar muito mais a agilidade da sua rede e autonomia dos usuários.

 

 

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar com outras pessoas que possam achar importante e de nos seguir nas nossas redes sociais para saber o que há de novo em cibersegurança!

Se inscreva na nossa Newsletter

para receber os melhores conteúdos sobre Cibersegurança

Outras postagens

Cibersegurança

A importância do Backup para sua empresa

Já pensou acordar um dia e perceber que perdeu todos os arquivos mais importantes da sua empresa e que você não tem como recuperá-los? Isso