Para que serve um antivírus?

 

 

Manter os seus dados seguros e longe de cibercriminosos se tornou uma das principais preocupações de empresários durante o último ano.

 

Com cada vez mais softwares nocivos surgindo, é essencial se manter atualizado no que há de melhor no mercado de antivírus, mantendo seus sistemas seguros e longe de roubos.

 

Mas você ainda tem dúvida se realmente vale a pena investir dinheiro em um programa para evitar ameaças? Tudo bem, neste artigo falaremos sobre a importância de se ter um antivírus na proteção de dados da sua empresa!

 

Vamos ver?!

 

 

O que é um antivírus e para que ele serve?

 

Vamos começar explicando o que é um antivírus. De forma bastante básica, antivírus é um software que serve para detectar e remover o conteúdo malicioso que infectou o seu computador.

 

É uma ótima opção de cibersegurança, com várias alternativas modernas e efetivas atualmente disponíveis no mercado de antivírus.

 

Além dos vírus digitais, eles também servem para diminuir e evitar atividades maliciosas no seu dispositivo, como espionagem, mineração de moedas criptográficas não autorizadas, ransomware, trojans bancários e até mesmo o roubo de dados.

 

Como existem diversos riscos atualmente dentro da internet, o antivírus funciona de forma ininterrupta no seu computador e irá colocar os softwares maliciosos na quarentena, ou então, removê-los diretamente.

 

Sua principal ação é de forma preventiva, trabalhando sempre para evitar que o dano realmente aconteça.

 

Também existem antivírus específicos para a sua empresa, oferecendo opções mais específicas para a proteção de dados corporativos e uma maior segurança, tendo também um suporte mais ágil e eficaz devido ao tipo de informação crítica que é lidada.

 

 

Por isso, é sempre bom estar atento e atualizado no mercado de antivírus, buscando sempre novas soluções para proteger os seus dados pessoais e da sua empresa.

 

Mas e aí, quais são os principais riscos?

 

Conheça os principais riscos da falta de um antivírus na sua empresa

 

Com a crescente falta de segurança devido a expansão da tecnologia e informações, hoje em dia existem mais pessoas preocupadas com roubo de dados e outras informações de dentro de sua empresa.

 

Separamos os três principais riscos que a sua empresa corre na falta da proteção de um antivírus para a segurança de dados, confere abaixo!

 

Trojans

 

Seu computador pode acabar infectado por um Trojan, isto é, um dos principais malwares e que permite a invasão dos seus dados e arquivos sem autorização prévia.

 

Conhecido popularmente como “Cavalo de Troia”, geralmente invade o seu computador por meio da instalação de um programa infectado, a fim de coletar informações de extrema importância e até mesmo realizar ações dentro da máquina. Os tipos mais comuns são keyloggers e backdoors, mas o mais avançado atualmente é o Zeus, também conhecido como Zbot.

 

Ele costuma infectar o dispositivo por meio de downloads de arquivos crackeados, interação com e-mails suspeitos e desconhecidos e o acesso de sites com falhas de segurança.

 

Spyware

 

O Spyware é outro software malicioso que pode acabar invadindo o seu computador na falta de um bom antivírus. Ele é um dos que mais assustam empresários, pois consegue monitorar e copiar tudo que é digitado no computador infectado enquanto está escondido, enviando todas as informações para outros sistemas.

 

Além disso, ele também consegue rastrear todas as atividades que estão sendo feitas, de forma totalmente invisível e causando mais danos com o passar do tempo!

 

De forma mais específica, o spyware (também conhecido como stalkerware ou spouseware), consegue realizar keylogging, gravação da tela, controle do sistema, acesso ao histórico do navegador e até mesmo copiar todo conteúdo escrito em e-mails e mensagens.

 

Ransomware

 

Com certeza esse foi o tipo de ataque cibernético que mais se popularizou no ambiente digital durante a pandemia de Covid-19. Ele funciona como um código malicioso que “sequestra” os dados armazenados dentro da máquina infectada, solicitando um pagamento, normalmente feito por moedas criptografadas, para a devolução do material.

 

Normalmente os antivírus mais atualizados costumam identificar esse tipo de código, evitando o sequestro de dados confidenciais e críticos da sua empresa. Entretanto, existem dois tipos de ransomware e eles também podem acabar enganando o sistema e passando despercebidos.

 

O ransomware locker impede que você consiga utilizar o equipamento infectado pelo código, já o ransomware crypto tranca o acesso dos dados armazenados com criptografia.

 

Ele costuma infectar o sistema por meio de e-mails e também por vulnerabilidades em softwares que não foram devidamente atualizados, além disso eles também atacam dispositivos que estejam conectados no equipamento principal do ataque, seja de forma local ou apenas na mesma rede.

 

A primeira forma de evitar roubos de dados dentro da sua empresa é conhecendo quais riscos existem, e a principal é contratar um bom e atualizado sistema de antivírus para lhe ajudar a impedir e remover qualquer tipo de programa ou sistema malicioso.

 

Só assim você consegue manter os seus dados empresariais seguros e protegidos da maioria dos perigos cibernéticos que existem hoje em dia.

 

Motivos para a contratação de um antivírus para a sua empresa

 

Um bom antivírus consegue remover e evitar novos riscos para os seus documentos empresariais, trazendo não somente segurança mas também tranquilidade que a sua companhia não está em perigo.

 

Além disso, também é importante manter o software de antivírus sempre atualizado, o que evita as chances de phishing, além de também realizar o escaneamento de  todo o seu dispositivo.

 

Veja agora alguns dos motivos mais importantes para você ter um antivírus na sua empresa para aumentar a proteção de dados na sua empresa!

 

1- Proteção em downloads: Como o antivírus fica ativo o tempo todo, ele sempre está monitorando qualquer atividade feita no dispositivo que está instalado. Assim, ele consegue identificar todos os arquivos que estão sendo baixados para dentro do seu sistema.

 

Caso você faça o download de algum conteúdo comprometido por conteúdo malicioso para o seu sistema corporativo, o antivírus poderá removê-lo ou então colocá-lo na quarentena, evitando a chance de qualquer dano maior.

 

2- Maior controle e bloqueio de acesso no seu dispositivo: Com o antivírus correto para a sua empresa é possível evitar o acesso a sites e blogs comprometidos com vírus, que estão apenas esperando o acesso para poder infectar a sua rede e dispositivo.

 

Isso é feito evitando a abertura de sites suspeitos, como golpes disfarçados de anúncios e outros conteúdos suspeitos na internet. O antivírus corporativo não deixará o conteúdo possivelmente malicioso aberto, a fim de prevenir qualquer risco ou dano para você, sua empresa e sua máquina.

 

3- Proteção completa: A maioria dos programas de antivírus para empresas disponíveis atualmente possuem uma cobertura completa para praticamente todos os dispositivos, sejam computadores, celulares, tablets e até mesmo a rede utilizada dentro do ambiente corporativo.

 

Assim, você consegue se manter seguro e protegido em todas as plataformas que estiver utilizando e evitar que vírus vindo do seu celular acabem infectando seus sistemas corporativos.

 

Além disso, a sua distribuição é feita de forma automatizada com antivírus corporativos. Ou seja, você não precisa instalar de forma individual em cada máquina da sua empresa, somente se conectar a rede. E todos nós sabemos como é importante conseguir economizar tempo nos dias de hoje, não é mesmo?

 

Antivírus para proteger dados corporativos

 

Provavelmente esse é o fator mais importante para empresários na hora da decisão final de contratar um bom antivírus para aumentar a cibersegurança da sua empresa: acabar com o risco de roubo de dados confidenciais de dentro da sua empresa.

 

E nós temos uma ótima notícia: hoje em dia os principais antivírus pagos protegem sua empresa de riscos como o Trojan, Spyware, Ransomware e de diversos outros programas maliciosos que existem na internet!

 

Assim, mantendo o seu antivírus constantemente atualizado, você consegue realizar diversos tipos de transações e guardar dados de forma tranquila, sem precisar ter o medo de ter os dados vazados por conta de algum site ou sistema que poderia infectar o seu dispositivo.

 

Existem também os antivírus de próxima geração, que utilizam as tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado para conseguir prevenir o seu sistema corporativo de softwares maliciosos.

 

Conclusão

 

Como vimos durante esse artigo, existem diversos riscos para a cibersegurança da sua empresa e, por isso, é extremamente importante contratar um bom antivírus para evitar qualquer tipo de risco ou perda de dados.

 

O antivírus poderá identificar de maneira rápida o vírus logo que ele estiver entrando no sistema, para então realizar procedimentos e evitar que ele se instale dentro da sua máquina e comprometa os seus dados e a sua integridade corporativa. Evitando prejuízos não somente como o vazamento de dados confidenciais, mas também prejuízos financeiros gigantescos.

 

Você também sempre terá acesso a um suporte especializado, pronto para resolver  de forma ágil e rápida qualquer tipo de dúvida ou problema que possa surgir sem interromper o andamento dos trabalhos.

 

Por isso, é importante mantê-lo sempre atualizado na versão mais atual que houver do sistema escolhido. Quanto mais camadas de proteção você tiver dentro da sua empresa, menores são as chances de ciberataques.

 

Este post foi útil? Não esqueça de nos acompanhar em nossas outras redes sociais e compartilhar!

 

 

 

 

Se inscreva na nossa Newsletter

para receber os melhores conteúdos sobre Cibersegurança

Outras postagens

Cibersegurança

A importância do Backup para sua empresa

Já pensou acordar um dia e perceber que perdeu todos os arquivos mais importantes da sua empresa e que você não tem como recuperá-los? Isso